Apresentação

Com os objetivos de ampliar a exposição da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e de fomentar pesquisas e redes sobre as agendas de estudo sobre a Defesa, a Diretoria da ABED (exercício 2012-2014) propôs a realização de Encontros Estaduais. De forma extremamente honrosa, coube à Paraíba sediar o primeiro destes encontros, alçando este Estado à protagonista na divulgação da ABED e dos Estudos de Defesa na região Nordeste.

Os Encontros Nacionais da ABED se caracterizam por um amplo e inclusivo leque de temas e agendas de pesquisa. Neles, dialogam acadêmicos das mais distintas áreas de formação: da engenharia ao direito, da psicologia à antropologia. Em amplo crescimento no Brasil, os estudos sobre a Defesa ainda são escassos na região Nordeste, concentrando-se mais nos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política, História e em alguns Estados. Desta forma, com fins de contribuir para consolidar a região como polo de pesquisas sobre a Defesa, o Encontro Estadual da ABED – PB visa a incentivar a participação de toda comunidade acadêmica, para que, de forma interdisciplinar, contribua para o avanço deste campo de estudos.

O Encontro Estadual da ABED – PB, assim, chama à participação em suas atividades, como conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos. Estes últimos, abertos à apresentação de trabalho de graduandos a doutores. É com grande satisfação que o Comitê Organizador Local da ABED – PB vem convidar a toda comunidade de pesquisadores e acadêmicos do Nordeste e do Brasil para prestigiar esse Evento.

 

Presidente ABED: Prof. Dr. Manuel Domingos Neto (UFF)

Vice-Presidente ABED: Eliezer Rizzo de Oliveira (UNICAMP)

Comitê Organizador ABED-PB 2012:
Prof. Dr. Paulo Roberto Loyola Kuhlmann (UEPB) e Prof. Ms. Augusto Teixeira Jr. (UFPB)